quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Internet e Orkut

Hoje em dia, está realmente muito mais fácil falar e ser ouvido. Com as facilidades da Internet, podemos divulgar qualquer material para o mundo todo, sendo de nossa autoria ou não. Uma prova disso, é o meu blog que vocês estão lendo.
Porém, as coisas não se limitam apenas a textos e opiniões.

O Orkut foi uma revolução no Brasil. Criado por um americano, o site de relacionamentos se tornou muito mais famoso por aqui, mesmo tendo bastantes usuários americanos e indianos.

Mas o que me deixa curioso nisso tudo, é como as pessoas gostam de aparecer e fazer de suas contas no orkut, um “mini-big brother”.

As informações que são escritas e divulgadas em seus perfis, podem ir além do que se precisa saber sobre as pessoas. Algumas, falam sobre tudo o que acontece em suas vidas. Outras, preferem citar seus planos e conquistas. Usam o orkut como um diário, e ainda reclamam quando alguém vai lá “fuçar” a sua “vida” pessoal.

Honestamente, a Internet é o pior lugar para querer ter privacidade. Ainda mais em um site de relacionamentos! Diariamente, vejo que algumas pessoas atualizam seus perfis todos os dias, falando sobre suas vidas em todos os sentidos. Agora que o orkut está mais atualizado e com mais ‘features’, pode-se adicionar muitos detalhes novos que revelam cada vez mais a sua pessoa.

Um dos principais features que vejo sempre ser atualizado por algumas pessoas, é a mensagem do perfil, uma frase que fica no cabeçalho da página do usuário. E algumas pessoas usam essa frase para dizer coisas como frases de efeito, mensagens aleatórias, emoticons, etc. Mas vejo que muita gente também gosta de citar suas vidas nela. Como por exemplo: “Virei a página, você não é mais importante.”, “O fulano é um [adjetivo]”, “estou triste”, e etc.

Divulgam informações pessoais que, mesmo negando, percebe-se que é um tipo de chamado para que as pessoas dêem atenção a ela. Quem se divulga tanto assim, provavelmente está querendo que as pessoas venham até ela e perguntem sobre sua vida.

Acho muita hipocrisia quando alguém que se amostra tanto assim na Internet, reclama que as pessoas ficam xeretando sua vida pessoal. Ou então quando não gostam de ser alvo de críticas de pessoas desconhecidas.

Porra, a Internet é um antro de pessoas imbecis e estúpidas, ainda mais agora com a inclusão digital. Muita gente vê a Internet como algo descartável e apenas para diversão. Portanto, tendo em vista que não tem nada a perder, podem ser as pessoas mais escrotas do mundo sem se importar. Afinal, quem está do outro lado sendo insultado, não vai poder fazer absolutamente nada.

E ainda tem o fato do orkut ter a função de imagens e álbuns, onde você pode colocar fotos de sua família ou de eventos em que participou. Uma boa maneira de mostrar sua cara ao mundo. Mas também é um chamativo para que as pessoas queiram te conhecer. Mas aí é que tá.

Ao revelar sua aparência para os internautas, estamos à mercê de pessoas que nos julgam apenas pelos nossos aspectos físicos. Ou seja, se você tem uma foto sua no seu perfil do Orkut, é o suficiente para que pessoas do Brasil e do mundo, venham querer te conhecer. E claro, sempre com segundas intenções, afinal, ninguém tem nada a perder.

São futilidades que enojam, pois mostra como as pessoas são. E cada vez mais, com as atualizações novas do orkut e de outros sites do mesmo tipo, podemos ver como as pessoas podem ser toscas e estúpidas.

Podemos ver como pensam, como agem, como vivem e até como amam. Informações demais, coisas que deveríamos descobrir apenas quando estamos conversando frente a frente com alguém, pessoalmente. Mas hoje em dia podemos pular esse “problema” de interação social e irmos direto ao ponto que queremos, pois toda essa interação já foi feita pelo orkut e msn.

Com o tempo, vamos percebendo que a Internet deixará de ser apenas uma coisa de computador e se tornará nossas vidas por inteiro, já que, atualmente, muitas pessoas já a utilizam para se divulgar e conhecer novas pessoas, coisas que costumávamos fazer “offline”.

2 comentários:

Ju Farias disse...

Eu tento ser o mais discreta possível nesse tipo de "ambiente".. Mesmo porque, minha vida não interessa a ninguém.. Nem a mim mesma..
Mas sim, internet agora virou sinônimo de vulgaridade. Com fotos insinuantes e pensamentos vazios.
Isso me irrita por um lado.. mas pelo outro não.. Pessoas de cabeça fraca não são nossas concorrentes na vida. E como praticamente TODAS as pessoas estão com a mente vazia, a disputa aqui fora, fica mais fácil..
Belo texto

Alex Santos disse...

haha muito bom!