quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Auto-Sacrifício

Muitos de nós temos o costume de sermos leais aos nossos acordos, compromissos, familiares e amigos. Nos sacrificamos, dedicamos parte de nosso tempo, apoiamos e, às vezes, suportamos. Tudo para o bem de algo, que seja maior que as nossas necessidades.

Mas até quando? O auto-sacrifício realmente é algo nobre, mas será que vale a pena nos desgastarmos tanto, apenas para agradar alguém? Ou até mesmo, quando é necessário que nós façamos esse tal sacrifício, mas no fim das contas, acaba sendo uma enorme dor-de-cabeça. Será que realmente vale a pena?

Acho legal quando alguém decide algo pensando nos outros, deixando suas vontades de lado para satisfazer a necessidade ou apenas pelo agrado de outra pessoa. A vida é cheio disso, pois, mesmo quando não queremos, temos que sacrificar nossa liberdade para determinadas coisas que farão bem para os dois lados. Em um relacionamento íntimo, isso é essencial.

Porém, até que ponto alguém aguenta? Nos sacrificarmos para um bem maior pode ser bom, mas se isso nos afeta, será que devemos continuar? Parar com tudo obviamente causará um efeito negativo. Aí é que entra a questão: Será que os meus problemas são maiores/piores que os da pessoa que estou ajudando?

Não me entendam errado, não estou falando que devemos nos sacrificar sempre pelos outros e achar que eles precisam da nossa ajuda mais que nós mesmo.

O que quero dizer é que, quando nos sacrificamos por outros, esperamos que surjam bons resultados disso. Só que, se enquanto isso não acontece, nós começamos a nos prejudicar com isso tudo, será que vale mesmo a pena?

Pois é... apenas uma dúvida que me surgiu recentemente...

2 comentários:

Ju Farias disse...

Eu acredito que o "auto-sacrifício" é válido sim!!! Ainda mais se essas pessoas ou pessoa, faz muita diferença.
Temos que aprender a viver sem a espera da reciprocidade, porque nem tudo o que fazemos pode ser correspondido. Mas, há casos em que isso é verdade, logo, todo sacrifício é bem visto!

Alex Santos disse...

Sacrificio em um relamento intimo é errado, pois o outro lado nunca vai lhe tratar do mesmo jeito e nao vai dar valow, pode dizer que sim na hora, mas a pessoa so vai ficar com o ego mais inflado ainda e depoi sairá contando para seus amigos, quem acredita que nao , é um imbecil.

Mas agora, um sacrificio por algeum que vale a pena, um amigo , um familiar vale a muito a pena, sem esperar nada em volta, porque o amor é assim , de dentro pra fora.

Acho que fugi um pouco do texto mas tudo bem =P

PS: Mulher nenhuma vale sacrificios.