quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Expectativa e esperança

Esperar algo, seja uma ação de alguém ou um acontecimento, sempre gera aquela expectativa, no caso, positiva. Se esperamos a resposta de alguém a uma ação nossa, ficamos ansiosos para ver com a outra pessoa responderá. Pior ainda, quando a resposta em questão é algo que pode mudar tudo.

Essa esperança sobre determinadas coisas é boa. Mas quando estamos incertos sobre como a pessoa pode reagir, isso gera insegurança, e aí não é tão bom assim.

Esperar muito dos outros pode ser um problema. Se você não conhece muito bem a pessoa, então existem muitas variáveis que podem entrar no processo, e assim, criam certas confusões e situações dentro de nossas cabeças.

Mas não podemos culpá-las. Elas não são obrigadas a saber o que se passa em nossas cabeças, não podem adivinhar as coisas. Se não fomos diretos e claros nas nossas idéias, não podemos esperar que as pessoas reajam como esperamos e nos respondam sempre como queremos.

Temos sempre que ter em mente que não seremos correspondidos quando queremos ser. Essa paranóia é necessária, por mais horrível que seja. Mas não podemos fazer nada, as coisas são assim, e não temos como mudar isso e as pessoas.

Aceitar a realidade pode ser difícil e muitos relutam em aceitá-la, como eu, por exemplo. Sonhar é muito mais agradável, seguro e satisfatório. Um grande erro.

Desejar que as coisas sejam como queremos é uma grande besteira. Por isso sofremos tanto, pois queremos que o mundo e as pessoas sejam como queremos e respondam as nossas ações como desejamos. Assim, a gente “apanha” da vida e, espera-se que aprendemos. Mas essa esperança pode se tornar um vício. Sonhar é muito mais fácil do que aceitar a realidade.

É um defeito que temos que lidar com o tempo. Espero conseguir superar essa “falha”, e enxergar as coisas como devem ser vistas. Quem sabe assim, não me decepciono tanto?

Mas um detalhe. Geralmente essa decepção é em cima da pessoa que estamos com expectativas e esperanças. Mas temos que ter em mente que, somando tudo o que escrevi acima, a resposta da pessoa depende de nossas ações. Portanto se alguém não supera nossas expectativas, a culpa não é dela, e sim nossa. Por isso, em vez de se decepcionar com outras pessoas, temos que reavaliar as nossas ações e ver se quem está realmente decepcionando, somos nós.

Complicado, não? Pois é, bem-vindo ao meu mundo.

2 comentários:

Ju Farias disse...

"Aceitar a realidade pode ser difícil e muitos relutam em aceitá-la, como eu, por exemplo. Sonhar é muito mais agradável, seguro e satisfatório. Um grande erro..."

Não tenho o que dizer sobre.. só sei que é verdade e errôneo..
Mas afinal, a vida é um erro...

Alex Santos disse...

"Desejar que as coisas sejam como queremos é uma grande besteira. Por isso sofremos tanto, pois queremos que o mundo e as pessoas sejam como queremos e respondam as nossas ações como desejamos. Assim, a gente “apanha” da vida e, espera-se que aprendemos. Mas essa esperança pode se tornar um vício. Sonhar é muito mais fácil do que aceitar a realidade."


Mandou a real! Por isso as pessoas se machucam tanto.