quinta-feira, 12 de março de 2009

O que é, “estar vivo”?

Respirar? Se alimentar? Viver a vida como qualquer outro?
A vida é feita de momentos, são esses momentos que fazem com que nos sentimos vivos?

Talvez sejam os sentimentos. Diferente de um animal que nasce, cresce e vive apenas para comer e se reproduzir, nós, temos escolhas, contatos e experiências que nos definem. Porém, isso é o suficiente para que possamos ter aquela sensação de que estamos vivendo? Pois diariamente somos robôs programados, máquinas que seguem ou dão ordens para que o mundo funcione. Mas será que funciona mesmo? Ou o padrão para o “funcionamento” das coisas está totalmente distorcido do que deveria ser?

Talvez ao fazer algo que nos faça se sentir bem seja algo revigorante. Algo que faça com que tenhamos aquela sensação de que valeu a pena ou então que nos faz pensar “como a vida é boa”. Porém, nós vivemos todos os dias agüentando situações que não desejamos, pessoas com quem não gostaríamos de passar o nosso tempo junto, lugares que não nos faz bem. Mas aquela única coisa, aquilo que nós podemos usar como fuga para podermos nos sentir vivos. Mas isso dura pouco, e logo depois estamos de volta ao mundo real, ao lugar escuro e podre em que vivemos e passamos nossas vidas até a morte.

Não é errado? Passar por tantas coisas para que no final, apenas alguns momentos terem valido a pena, enquanto todo o resto foi um imenso fardo e cansaço. Por que não podemos transformar o que nos faz viver, em algo permanente? Por que estamos sempre presos a situações, lugares e pessoas desagradáveis? “Life’s a bitch”, de fato.

Temos tantas responsabilidades, tantas coisas que nos prendem ao mundo cinza e escuro onde não pertencemos. Seria possível viver em um lugar onde podemos nos sentir vivos todos os dias, 24 horas por dia? Ou seria utópico esperar por algo assim?

Não tenho o direito de querer passar minha vida fazendo o que gosto ou então estar com quem eu amo só por que a vida não me deixa? Por que é tudo tão complicado, quando podia ser tão simples... O problema é que talvez eu seja o único, ou pelo menos, um dos poucos que pensa assim. Todos estão preocupados demais com problemas que a vida lhe traz, em vez de tentar achar a solução direto na raiz. E sem contar o fato de que nós somos humanos, seres deficientes, podres e extremamente acomodados. Acomodados com as coisas erradas.

Mas talvez eu esteja enganado. Talvez eu não tenha entendido o sentido de estar vivo. Posso estar vivo e sentindo isso, mas algo ofusca minha verdadeira visão. Só sei que sinto que algo está errado.

Só sei que por enquanto, sou um morto que tem lapsos de vida, assim como todo o resto do mundo. E sou um morto que acha isso errado.

Heh, acabei de notar que estou dentro de uma música... John Lennon, Imagine. Acho que finalmente entendi sua letra... Chamem-me de sonhador, pois de fato sou. Mas deixará de ser um sonho quando todos deixarem de achar que É um sonho.